novidades e dicas de limpeza

Postado em 24 01 2019

A importância da limpeza hospitalar

A limpeza hospitalar é fundamental na prevenção e controle das infecções. A disseminação de vírus, de bactérias e de diversos fungos se dá através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção são eficazes em reduzir a infecção cruzada, veiculada pelo ambiente.

Cada tipo de ambiente requer técnicas de limpeza específicas, produtos adequados e mão de obra treinada. No setor hospitalar, esse cuidado deve ser redobrado. Os métodos de limpeza devem ser determinados pelo tipo de superfície, quantidade e o tipo de matéria orgânica presente, e o propósito da área. A varredura e espanação seca devem ser evitadas, pois estas práticas espalham para o ar e para as superfícies limpas, poeira, matéria estranha e microrganismos.

Cuidados que fazem a diferença

Por se tratar de um espaço com áreas menos e mais críticas, todos os setores de uma clínica, laboratório ou hospital devem ser higienizados com o mesmo cuidado. Como os funcionários normalmente transitam por todo o edifício, nenhuma área fica livre do risco de contaminação.

Outro ponto essencial é a correta destinação de resíduos. Neste setor é comum a presença de agentes contaminantes e matéria orgânica, que favorece a proliferação de insetos, roedores e vetores. Se os resíduos não são eliminados corretamente, podem colocar em risco a segurança de quem trabalha em um ambiente hospitalar e também dos pacientes.

A principal finalidade do serviço de higienização e limpeza é preparar o ambiente, manter a ordem, proporcionando maior segurança favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços.

VITTO H Desinfetante Hospitalar

A RZK desenvolveu o VITTO H , um desinfetante hospitalar, com um blend de biguanida polimérica e quartenário de amônio,de amplo espectro bactericida. O produto pode ser utilizado na desinfecção e higienização de banheiros, vestiários, pisos e superfícies em geral.


Postado em 05 11 2018

Cuide da sua saúde. Conscientize-se sobre o câncer de...



Cuide da sua saúde. Conscientize-se sobre o câncer de próstata. https://www.rzk.com.br #novembroazul #próstata #limpeza #higiene
https://www.rzk.com.br/


Postado em 11 10 2018

A RZK apoia o outubro rosa, é tempo de prevenção ao câncer de...



A RZK apoia o outubro rosa, é tempo de prevenção ao câncer de mama. https://www.rzk.com.br #outubrorosa #limpeza
https://www.rzk.com.br


Postado em 20 07 2018

Feliz Dia do Amigo! https://www.rzk.com.br #limpeza...



Feliz Dia do Amigo!
https://www.rzk.com.br
#limpeza #limpezaprofissional


Postado em 04 06 2018

A Semana do Meio Ambiente O Dia Mundial do Meio Ambiente se...



A Semana do Meio Ambiente O Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou a principal plataforma global para sensibilizar pessoas, organizações e países sobre a proteção da natureza. Este ano, com o tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica. A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer.

Para o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, este é um momento crucial para reverter a maré de poluição global. “Precisamos encontrar soluções melhores e mais rápidas do que nunca. Desistir não é uma opção para nós. Agora é a hora de agir juntos — independentemente da nossa idade — pelo bem do nosso planeta”, alertou.

No Brasil, a ONU Meio Ambiente irá promover e apoiar uma série de ações durante toda a semana, entre os dias 4 e 11 de junho.

Produto Concentrado RZK utiliza 37% menos resina plástica na embalagem


A RZK mantém um departamento de desenvolvimento com químicos experientes focados no aumento de performance dos produtos e novas soluções para o mercado. São 20 anos de pesquisa e desenvolvimento de uma linha completa de produtos de limpeza concentrados e de uso profissional.

Os produtos concentrados são criados a partir de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que permitem a reformulação, mantendo o mesmo desempenho. A reformulação possibilita que alguns componentes possam ser eliminados, diminuindo o tamanho do produto e utilizando menos plástico na hora da confecção da embalagem.

Estudos apontam que os produtos concentrados têm o potencial de utilizar 78% menos água que os produtos regulares. Se todos os consumidores alterassem os seus hábitos de consumo para este tipo de produto, a economia total em água seria de aproximadamente 36 milhões de litros por ano. A embalagem do produto concentrado utiliza 37% menos resina plástica que a versão convencional. Portanto, é possível transportar mais produtos em um mesmo caminhão, reduzindo 71% a emissão de CO2.

#AcabeComAPoluiçãoPlástica #DiaMundialdoMeioAmbiente #ProdutosdeLimpezaConcentrados


Postado em 30 01 2018

A importância da limpeza em sua academia

Quando uma pessoa visita uma academia pela primeira vez, muitos fatores serão considerados antes que ela se matricule. Um dos mais óbvios é a seleção de equipamentos disponíveis. Mas o que alguns donos de academia podem não perceber, é que a limpeza é um argumento-chave de venda para novos membros, e também importante para os membros já existentes.

O uso de produtos adequados contribui para a manutenção dos aparelhos, assim como um ambiente saudável para os frequentadores. Seguem algumas situações de uso e a indicação dos produtos:

Um dos principais motivos para uma limpeza profissional na academia é a eliminação de bactérias e germes. As bactérias podem ser encontradas em pesos, máquinas, esteiras, colchões e qualquer outra superfície em uma academia. Enxugar esses equipamentos não eliminará bactérias, e é por isso que o uso de ambientadores desinfetantes é tão importante. ASETTICO - desinfetante para uso geral foi desenvolvido para limpeza de ambientes onde se torna necessário ataques a agentes infecciosos e ao odor oriundo de restos de matéria orgânica em decomposição. Possui eficácia quando utilizado em ambientes de uso comum, em instalações desportivas, como nos vestiários e chuveiros e tem grande ação bactericida.

Não é segredo que as pessoas suam na academia, e muitas suam muito. Mesmo que a etiqueta de academia sugira sempre enxugar o equipamento após o uso, isso não é o suficiente para manter o equipamento limpo e evitar o mau cheiro - DELIGHT . desinfetante desodorizante uso geral, desenvolvido para eliminação de odores e próprio para ambiente públicos, torna o Delight, além de bactericida, um ambientador de aroma muito especial.

Espelhos são importantes para os frequentadores da academia, pois os ajudam a executar os movimentos corretamente ao verem sua postura. Os espelhos sujos com manchas e poeiras são pouco atraentes e podem desencorajar os membros de irem à sua academia. - VITRO . limpa vidros concentrado foi desenvolvido para limpeza de vidros e espelhos de todos os tipos, com forte ação de limpeza, desengordurante, secagem rápida e sem manchas.


Postado em 31 10 2017

Limpeza de clínicas e consultórios

É muito importante manter a organização e a limpeza de clínicas e consultórios, não só para a boa percepção do paciente, mas para diminuir possíveis fontes de contaminação cruzada.

A limpeza em consultórios e clínicas deve seguir determinações de órgãos públicos e deve incorporar-se na estrutura do consultório, como um procedimento de saúde. Antes de pensar na limpeza, o projeto arquitetônico de consultórios e clínicas médicas precisa ter o aval da Vigilância Sanitária. É obrigatório que o consultório ou clínica tenha pia/lavatório na área de atendimento dos pacientes, disponibilizado sabonete líquido e toalha descartável. Os funcionários responsáveis pela conservação e limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de reposição do material.

Regras básicas da limpeza:

  • O uso de E.P.I é fundamental
  • Evitar a varredura a seco para não provocar a presença de partículas em suspensão
  • Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada
  • Limpar em sentido único de cima para baixo (do teto para o chão). Nunca em vaivém
  • Não usar misturar os panos que limparam o chão com os panos usados em outras superfícies
  • A desinfecção de armários deve ser realizada entre cada atendimento com desinfetantes indicados
  • Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de preferência de cor clara para facilitar a desinfecção e a visualização de sujidades
  • Nunca devem colocar sobre o balcão de trabalho e trazer para a área clínica crítica objetos oriundos de outras áreas como área administrativa, banheiros, laboratórios de prótese, cozinha e outras
  • Todo o material usado (baldes, panos, vassouras, carrinhos, etc.) deve ser limpo e desinfetado.
  • Deve haver uma limpeza e desinfecção concorrente durante os trabalhos, principalmente entre um paciente e outro, e uma limpeza terminal no fim do período.

Conheça o VITTO H - desinfetante hospitalar da RZK, especialmente desenvolvido para ambiente em que os profissionais necessitam de uma perfeita higienização de superfícies. Tendo como ativo um blend de biguanida polimérica e quartenário de amônio, Vitto H possui amplo espectro bactericida. O produto pode ser utilizado na desinfecção e higienização de banheiros, vestiários, pisos e superfícies em geral.


Postado em 16 10 2017

Quando pensamos em higiene, sabemos que a academia pode não ser...



Quando pensamos em higiene, sabemos que a academia pode não ser o lugar mais limpo do mundo. Num único dia, diversos alunos passam pelo lugar, utilizam os mesmos aparelhos, ficam em salas fechadas e dividem o banheiro e vestiário com outras pessoas.

A grande rotatividade de pessoas nas academias e as bactérias eliminadas através do suor durante os exercícios físicos são as principais ameaças. A proliferação de bactérias é alta, assim como o risco de contaminação por micoses, candidíase e até doenças infecciosas mais graves. Por isso a higiene deve ser uma preocupação frequente.

Os proprietários e gestores de academias devem estar atentos à limpeza. Por meio dela é possível reduzir os riscos sanitários e seguir o que as entidades reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), especificam.

Recomenda-se a elaboração de um cronograma, pois alguns ambientes e equipamentos, como esteiras, bicicletas e colchonetes precisam ser higienizados com mais frequência. Para desinfetar os aparelhos de uso coletivo e evitar a contaminação pelo suor, por exemplo, é recomendada a utilização de desinfetantes neutros, que não danifiquem a superfície dos equipamentos.

As salas de ginástica e dança devem ser limpas em todos os intervalos. Os vestiários e banheiros também devem ser higienizados constantemente com produtos específicos como detergentes e desinfetantes neutros, que não deixam o ambiente com o cheiro forte de produtos químicos.

Algumas academias disponibilizam bombinhas com desinfetante para que os alunos possam fazer a limpeza dos seus aparelhos antes de iniciar as atividades. Tudo para proteger a saúde e garantir que tudo esteja bem limpo na hora de fazer os exercícios.

Uma sugestão é o uso da Linha VITTO de desinfetantes inodoros, que permitem uma perfeita higienização de superfícies e podem ser utilizado na desinfecção e higienização de banheiros, vestiários, pisos e superfícies em geral. Bactericidas e germicidas com excelente atuação contra Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Salmonella choleraesuis.


Postado em 06 09 2017

Não perca a nova promo da...



Não perca a nova promo da RZK!
https://www.rzk.com.br/promocao/RZK-promo-bombona-gratis-250-zap.jpg


Postado em 05 09 2017

Restauração de Piso é com produtos RZK https://www.rzk.com.br



Restauração de Piso é com produtos RZK
https://www.rzk.com.br


Postado em 14 08 2017

Produtos de limpeza de alta diluição

O uso de produtos de limpeza concentrados é uma realidade que vem conquistando cada vez mais adeptos. Com o avanço da tecnologia, esses produtos podem ser diluídos em grandes quantidades sem perder a eficiência.

Os produtos concentrados são criados a partir de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que permitem a reformulação, possibilitando que alguns componentes possam ser eliminados, diminuindo o volume do produto com o mesmo desempenho. Um produto concentrado leva menos água no processo produtivo, utiliza menos plástico na hora da confecção da embalagem, sem falar que durante o transporte há menor emissão de CO2 por dose, pois o caminhão pode transportar mais caixas e num menor número de viagens, enfim, há uma economia de água, de energia e de resíduos.

A RZK mantém um departamento de desenvolvimento com químicos experientes focados no aumento de performance dos produtos e novas soluções para o mercado. São 20 anos de pesquisa e desenvolvimento de uma linha completa de produtos de limpeza para todos os segmentos. Toda nossa linha passa por um rigoroso teste de qualidade em todos os lotes produzidos.


Postado em 09 06 2017

Um ambiente seguro e saudável na Educação Infantil

Confira algumas dicas importantes para a elaboração da rotina de limpeza de Creches e Escolas

1) Horários em que as crianças utilizam os espaços.

A limpeza e desinfecção devem ocorrer em horários diferentes daqueles em que as crianças e adultos ocupam os espaços. Crianças não devem ser expostas a produtos de limpeza e também têm o direito a espaços previamente limpos, sem riscos de acidentes e intoxicações, que podem ser causados por chãos escorregadios e aspiração de ar contendo partículas de limpadores e desinfetantes.

2) Frequência com que cada local ou objeto precisa ser limpo.

Brinquedos, torneiras, pias, sanitários, trocadores e superfícies de mesas precisam ser limpos várias vezes ao dia. Pisos de salas de crianças que engatinham e usam fraldas precisam ser limpos mais vezes que pisos de salas de crianças maiores de dois anos.

3) Espaços diferentes são limpos e desinfetados com procedimentos específicos.

Os sanitários e salas de troca de fraldas demandam procedimentos diferentes dos de salas de atividades das crianças, assim como do refeitório. As salas onde permanecem crianças que usam fraldas exigem procedimentos de limpeza e desinfecção diferentes daquelas onde permanecem crianças em idade pré-escolar.

4) Uso de produtos específicos.

Jamais use desinfetantes sem rótulo, sem que se saiba a correta diluição. Há risco de toxidade para as crianças, profissionais e meio ambiente. O desinfetante não substitui a água e detergente.

O uso do ASETTICO RZK é um desinfetante à base de cloreto de benzalcônio que, por sua ação inodora, é especialmente indicado para creches, berçarios e escolas. Desenvolvido para limpeza de ambientes onde se torna necessário ataques a agentes infecciosos e ao odor oriundo de restos de matéria orgânica em decomposição, possui elevada ação bactericida.


Postado em 17 05 2017

Limpeza e Saúde no Condomínio

Cuidados na higienização de condomínios reduzem a proliferação de doenças

Em condomínios residenciais e comerciais, há uma grande circulação de pessoas em todas as áreas úteis e comuns aos frequentadores, usuários e moradores. Com isso, aumenta a probabilidade de contaminação de algumas doenças.

O contágio e transmissão por vírus normalmente acontece através de tosse ou espirros das pessoas infectadas ou ao passar as mãos em superfícies que estejam contaminadas e em seguida tocar os olhos, o nariz ou a boca. Corrimões, botões de elevadores e maçanetas das portas, balcões de portaria, entre outros locais, precisam de uma higiene cuidadosa e constante com desinfetante neutro.

Outra reclamação comum está relacionada às alergias respiratórias (irritação das vias aéreas). Um dos fatores que provoca a alergia é a poeira, provocada por ácaros que gostam de locais escuros, úmidos e quentes. Independe de época do ano, a limpeza diminui a incidência dessa doença, já que elimina a poeira e as contaminações.

Uma área que também merece atenção é a academia de ginástica, que pode representar risco à saúde quando não higienizada adequadamente. Esteiras, aparelhos de musculação, colchonetes, entre outros equipamentos usados coletivamente deixam expostas diversas bactérias. A limpeza regular de todos os ítens é imprescindível.

O uso de um desinfetante neutro bactericida, como o Solution da RZK, é recomendado para condomínios, pois, além de uma desinfecção generalizada com efeito desengordurante, pode ser aplicado em diversas superfícies, ressaltando o brilho de mármores, ardósias, laminados, plásticos, louças sanitárias, etc. Enquanto limpa deixa a área agradavelmente perfumada.

Ter um ambiente sempre limpo e bem cuidado mantém uma boa aparência, como também afasta insetos e também evita o perigoso aerys aegypti – que transmite além da dengue, a frebre chikungunya e o vírus zica. Entre as recomendações está recolher o lixo fora no mínimo uma vez por dia, lavar cestos e latas de lixo sempre que possível e eliminar locais propícios ao acumulo de água parada. Medidas como essas afastam o mau cheiro e evitam que ratos e insetos se proliferem nas áreas condominiais.

Os produtos RZK são direcionados ao uso profissional e são oferecidos concentrados. São muito mais econômicos, pois permitem uma diluição de até 10 vezes o seu volume original.


Postado em 21 02 2017

Cuidados no uso de produtos químicos

Esta semana a imprensa noticiou o falecimento de um bebê de 10 meses após ingerir um produto de limpeza, que a avó confundiu suco. Infelizmente o Brasil ainda registra várias mortes por intoxicação relacionadas a produtos químicos. No ano de 2014, por exemplo, foram 33 pessoas.

As vias de penetração de produtos químicos dão-se por: via respiratória – nariz, boca, laringe, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares; via dérmica – pela pele, causa reação alérgica instantânea; via parenteral – lesão; via digestiva – mais comum em acidente doméstico. No caso de exposição a produtos químicos é importante levar em consideração o tempo de exposição, natureza do agente ou concentração e a sensibilidade individual.

A manipulação de produtos químicos em domicílios exigem cuidado, porém, a nível industrial e/ou comercial as precauções devem ser mais rigorosas.

Todo produto de uso comercial, como os produtos RZK, vem acompanhados da FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Nesta ficha constam todas as informações sobre o produto, procedência, reação química, manuseio, telefones úteis em caso de acidente, entre outras.

Para o manuseio de produto químico também vale ressaltar a importância de consultar a ficha de emergência, pois cada produto tem um manuseio diferente, além do uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Seguem algumas dicas práticas:

  • Guarde os produtos fora do alcance de crianças e animais, em locais ventilados, ao abrigo do sol e da luz;
  • alguns produtos são inflamáveis e, por isso, devem ficar longe de aparelhos ligados ou que produzam faísca, para evitar incêndios;
  • não guarde esses produtos junto com alimentos ou medicamentos;
  • não misture os produtos e nunca reutilize as embalagens;
  • proteger o contato com olhos, pele e roupas durante a manipulação (é aconselhável o uso de luvas);
  • em caso de ingestão acidental, não provocar vômito e consultar imediatamente o Centro de Intoxicações 0800 722 6001 ou Serviço de Saúde mais próximo;
  • em caso de vazamento, agir de acordo com as normas locais de proteção ao meio ambiente.

Os produtos RZK são direcionados ao uso profissional e são oferecidos concentrados, com testes de qualidade executados em todos os lotes produzidos. A RZK oferece suporte técnico e comercial, prestando assistência e tirando dúvidas sobre todos os produtos.


Postado em 17 01 2017

Saiba como limpar uma chapa profissional

Chapas são equipamentos indispensáveis e utilizados em muitas lanchonetes, restaurantes e cozinhas industrias, servem para preparar variadas receitas com agilidade e facilidade.

A peça é geralmente feita de aço inoxidável, mas também pode ser feita de ferro fundido e possuir uma camada protetora antiaderente. Além de manter a temperatura ideal para a preparação de lanches e outros alimentos, quando em perfeitas condições, as chapas são muito úteis, fáceis de usar e limpar.

O ideal é limpar as chapas logo depois de utilizá-la, assim a gordura e sujidades não terão tempo para se impregnarem sobre a superfície. Independente da frequência de uso do equipamento, a higienização não deve ultrapassar o período de seis horas após o uso. Pois, os detritos, sobretudo os ácidos e os materiais orgânicos, sofrem um processo de fermentação química que podem dificultar a limpeza ou até mesmo causar danos irreversíveis. O segredo da sua limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos corretos.

O RZK 102 é um desengraxante e desengordurante que pode ser usado em todos os tipos de chapas de cozinhas. Formulado para aplicação em superfícies quentes. Decapagem alcalina, com excelente resultado na limpeza de chapas carbonizadas após longo uso.

Quais as etapas de uma limpeza rotineira?:

  1. Remova todos os restos de alimentos presentes na superfície e/ou em outras partes a serem higienizadas. Quanto menos detritos, mais fácil a limpeza;
  2. Com a chapa quente (a uma temperatura de 80 graus), aplicar o RZK 102 diluído na proporção de uma parte do produto para até 3 partes de água. Com uma espátula, proceder a limpeza;
  3. Enxaguar bem, adicionando vinagre ao final da operação;
  4. Nunca aplicar o produto puro em superfícies e alumínio. Quando puro, utilizar o produto mantendo o aspirador da coifa em funcionamento.


Postado em 09 01 2017

A higienização interna do carro

Tão importante quanto lavar o carro é realizar a higienização interna periodicamente. O procedimento ajuda a prolongar a vida útil dos itens, avivando a cor de estofamentos, carpetes, teto, laterais e porta-malas.

Com o tempo, a área interna do automóvel pode apresentar mau cheiro, poeira, manchas, ácaros, vírus e bactérias prejudiciais para o bem-estar dos ocupantes. A limpeza interna garante mais segurança, pois reforça a proteção contra diversos tipos de fungos e bactérias, causadores das alergias e doenças do sistema respiratório em crianças e adultos.

A higienização interna envolve a limpeza de estofados ou couro, teto, portas, painel, vidros, carpete, tapetes, plásticos e cintos de segurança e deve ser feita, no máximo, a cada seis meses por empresas especializadas.

Conheça a linha completa de RZK de detergentes e limpadores para carros de uso profissional e industrial:

  • VETTURA - Detergente neutro concentrado para uso geral e linha automotiva permite eliminar todos os resíduos de sujeiras e gorduras.
  • VETTURA PLUS - Detergente de elevada concentração. Excelente aplicação na limpeza de carrocerias, chassis, pisos, etc.
  • KROMA S - Sua fórmula com silicone é ideal para limpar e realçar o brilho de couros, plásticos, painéis e borrachas em geral.
  • KROMA G - Formulado para limpar e realçar o brilho de pneus e emborrachados em geral. Deixa uma camada de glicerina que protege contra poeira.


Postado em 09 11 2016

Limpeza é a melhor arma para combater o mosquito da dengue

As altas temperaturas do verão e a incidência de chuvas favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A erradicação do mosquito ainda não tem prazo para se tornar uma realidade, isso porque, os centros urbanos se mostraram ambientes favoráveis à proliferação. A ocupação irregular do espaço urbano, o crescimento do uso de descartáveis, as diversas formas inadequadas de armazenar água, entre outros fatores, são um desafio no controle do mosquito e no combate à transmissão da dengue, chikungunya, zika e agora, da microcefalia, que vem ocorrendo como sequela da infecção pelo vírus.

Todos devem estar atentos aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, para não deixá-lo nascer. Esse cuidado deve ser adotado também nos condomínios e nos locais de trabalho, sobretudo porque o mosquito é mais ativo durante o dia. É importante que síndicos, administradoras e cidadãos atuem conjuntamente na guerra contra o Aedes. O combate ao Aedes aegypti deve ser incluído nas políticas de saúde e segurança das empresas. Também é importante traçar um plano de ações e metas.

O Ministério da Saúde criou um Plano Integrado de Ações para Combate ao Aedes aegypti, e sugere que regularmente uma força-tarefa formada pela equipe de limpeza e trabalhadores em geral percorra o interior dos prédios e as áreas externas seguindo um check list com 25 pontos a serem observados para não acumular água parada e se tornarem ambientes propícios para criadouros do Aedes aegypti. Além da eliminação de eventual água parada, os locais são limpos para a retirada de possíveis focos.

Fonte: Ministério da Saúde


Postado em 25 08 2016

RZK se associa à ISSA

A RZK, uma indústria química 100% brasileira, com 20 anos de mercado e focada na qualidade de seus produtos, acaba de se associar a ISSA, a Associação Internacional da Indústria da Limpeza.

A ISSA é a principal associação comercial para a indústria de limpeza em todo o mundo, responsável por criar eventos que reúnem o melhor do mercado de limpeza, contribuindo para troca de tecnologias, inovações e ideias. Sua chancela serve como um selo de qualidade de importância internacional.

Conta com mais de 7.000 distribuidores, fabricantes, representantes do fabricantes, serviço de empreiteiros, prestador de serviços para casas,entre outros, de diversos países.

Sua sede é em Northbrook, no estado americano de Ilinóis, e possui escritórios regionais em Amsterdã, Holanda; Leicester, Reino Unido; Monterrey, México; e Xangai, China.


Postado em 15 08 2016

Espuma e a eficiência da limpeza

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza? Muitas pessoas pensam que sim, influenciadas pela publicidade, que sempre associou a “qualidade” do produto doméstico a um grande volume de espuma. Mas, para entendermos esta questão, precisamos conhecer melhor a ação dos detergentes.

A palavra detergente procede do latim detergere, que significa limpar. Os detergentes incluem os sabões, sabonetes, detergentes sintéticos, xampus, dentre outros. Os sabões são um subgrupo dos detergentes; sendo que todo sabão é um detergente, porém nem todo detergente é um sabão. As substâncias detergentes emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Os sabões produzem a capacidade de produzir bolhas, que são finas películas que retêm os gases.

Espuma persistente é sinal de excesso

O que vai indicar se um detergente é eficiente ou não, na remoção das sujeiras, é a capacidade de formar micelas, isto é, pequenos glóbulos que aprisionam a gordura em seu interior. Isso é conseguido pelo fato de a estrutura do detergente ser uma parte apolar; e sua extremidade, polar. A estrutura química dos detergentes é que garante a limpeza. A espuma é um sinal de que as substâncias detergentes estão presentes, mas a partir do ponto em que a espuma se torna persistente, é um sinal de excesso. Produtos com excesso de espuma podem ser prejudiciais, principalmente, ao ambiente.

Portanto, o que define a qualidade de um produto é sua fórmula e concentração, e se a sua formulação é adequada à limpeza daquela sujidade naquela situação. A espuma, quando é necessária tem primordialmente o papel de demarcar a aplicação do produto. Atualmente, por motivos ecológicos procura-se minimizar a espuma dos produtos, pois quanto mais espuma, mais água será necessária no enxágue.

A RZK possui uma completa linha de detergentes concentrados, com eficiente capacidade de limpeza para os mais variados tipos de superfície. Conheça nossos produtos!


Postado em 22 07 2016

A Cera da Carnaúba

A cera de carnaúba é extraída das folhas da palmeira Copernicia prunifera, uma planta nativa do Brasil, que cresce somente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Geralmente a cera é extraída na forma de flocos duros amarronzados, é obtida das folhas da carnaúba em um processo que envolve batê-las para liberar a cera, seguido do seu refinamento.

A cera de carnaúba é considerada a mais nobre cera natural. É um produto com diversas aplicações, pois tem um ponto de fusão muito maior que outras ceras (78 graus Celsius), além de ser extremamente dura. Isso faz com que seja ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, entre outros. Diversos setores industriais a utilizam como: lubrificante, impermeabilizante, desmoldante e polidora, que reduz a permeabilidade e contribui para a manutenção da qualidade de pisos, pinturas automotivas, alimentos, couros, cerâmicas, madeiras e produtos farmacêuticos.

Com estes atributos, a RZK apresenta a SPECCHIO 15 Plus, cera concentrada à base de carnaúba. Sua composição de cera de carnanúba e resinas sintéticas garante o brilho intenso no tratamento de madeira e pisos laváveis como: mármores, granitos, cerâmicas, pisos emborrachados e impermeabilizados. A fórmula super concentrada tem rendimento de até 1.000 m2/litro, podendo alcançar uma diluição de 1/15 a 1/40.


Leia mais notícias no Blog RZK

receba novidades e promoções da RZK

RZK Química do Brasil Ltda.
Estrada Santa Maria, 2541
Rio de Janeiro . RJ . 23078-110
Indústria Brasileira
ISSA member Abralimp anvisa